Confira as novidades

Dicas, Receitas e Novidades
01
Sep

Sorvete italiano não existe

Bem, é certo que a culinária italiana é invejável e extremamente rica, é possível passar semanas e mais semanas degustando uma infinita variedade de pratos doces, salgados e bebidas.

Uma palavra que define bem a gastronomia italiana seria fartura e tradição, uma vez que eles são muito fiéis a suas origens e não abrem mão de alguns segredinhos. Os italianos detestam as invenções que fazemos com as pizzas, e uma dica rápida, nunca peça espaguete à bolonhesa na terra deles. Mas eu ainda acrescentaria uma informação aqui, nunca mais nunca mesmo confunda gelato com sorvete.

Em todo o mundo costumam afirmar que o sorvete italiano é o melhor do mundo. Os italianos até concordam com a afirmação, exceto pelo fato de que não existe “sorvete italiano”. O que realmente existe é o autêntico gelato, e as diferenças estão muito além do valor que se paga a mais.

De fabricação artesanal, os gelatos tradicionais possuem menos ar em sua composição, não utilizam corantes, conservantes ou aromatizantes e, ao contrário do seu primo industrializado, são sempre feitos com frutas da estação e ingredientes frescos. Já deu para perceber que em comum, eles só têm o fato de serem servidos geladinhos, não é mesmo? Pois até isso é diferente: os gelatos são armazenados em temperaturas mais altas que os sorvetes, o que, além de favorecer a textura, ainda ajuda o nosso paladar a absorver melhor o sabor, já que ele não fica anestesiado pelo frio.

Além de toda essa tradição deliciosa, quem toma gelato está contribuindo com sua saúde e deixando de ganhar um quilinhos a mais, uma vez que ele tem de 50% a 60% a menos de gordura que o sorvete, a sobremesa italiana também tem bem menos açúcar.

Tem para todos os tipos de gosto: amarena, pistache, coco, chocolate, amora, melão, manga, tiramissu e tantos outros ao gosto do mestre. Até o de fragola, como dizem os italianos conhecido aqui como morango, um grande rejeitado no mundo dos sorvetes, fica na lista dos gelatos que todo mundo deveria provar.

Agora se você acha que precisa visitar a Itália pra saborear essas delicias está muito enganado, em Taubaté na badala avenida Itália, a Amici Gelato é 100% fiel a tradição, tendo sua equipe estudado com os maiores mestres gelateiros.

Então, não passe vontade e corre logo para uma gelateria, vai!

Deixe uma resposta